Entrevista à cavaleira praticante Cristina Marques:


A entrevistada desta semana foi a cavaleira praticante, Cristina Marques.

GA–Nome:
CM – Cristina Filipa Pausinho Marques         

GA – Idade:
CM- 20 anos.

GA - Onde nasceu?
CM – Évora.

GA – Desde já é um grande prazer poder-lhe fazer esta entrevista. Desde quando o gosto pela festa brava?
CM – Desde que me lembro de mim. Sempre vivi neste meio e tive ligação aos cavalos e ao campo. Para além de um gosto é uma forma de estar na vida.

GA - Quem é, para si, a maior figura da nossa festa?
CM – Sem sombra de dúvidas Luís Miguel da Veiga. É para mim um ícone, alguém a quem estimo muito e que me inspira a tourear.

GA - Como define o seu toureio?
CM – Clássico, tal como disse anteriormente baseio-me e inspiro-me bastante no Mestre Luís Miguel da Veiga.

GA - Como lhe correu a temporada de 2012?
CM – Foi uma temporada positiva, que me marcou bastante. Tirei a prova de praticante e apresentei-me de casaca.

GA - Uma praça onde sente mais responsabilidade? Porquê?
CM - Montemor-o-Novo. É uma praça com muito significado para mim. Onde me estreei e é uma praça que me diz muito.

GA-Um dia que recorde? Porquê?
CM – Dois dias. A minha apresentação em praça, que foi o iniciar do meu percurso e o dia da minha prova de praticante, foi sem dúvida o realizar de um sonho e um passo de extrema importância no meu, ainda curto, percurso na tauromaquia.

GA - Uma praça onde gostava de tourear?
CM– Campo Pequeno e Las Ventas (Madrid)

GA Para si, qual a ganadaria com mais bravura?
CM – Todas as ganadarias tem bravura e cada uma o seu tipo de toiro.

GA - Quais são os toiros mais fáceis de ser lidados? E os mais complicados?
CM – Não há toiros fáceis ou complicados. Os toiros são todos diferentes. E cada um tem a sua forma de se lidar. É preciso perceber o toiro e lidá-lo de acordo com as suas características.

GA - Quantas corridas está à espera de tourear, em 2013?
CM – As que surgirem. Não gosto de avançar com números. A temporada ainda nem sequer começou.

GA - Como se encontra a sua quadra para a próxima temporada? Tem novidades?
CM – A quadra encontra-se bem e em preparação para o início da temporada. Sim, existem algumas novidades, que a seu tempo se saberão.

GA - Por fim, deixe uma mensagem aos aficionados:
CM – Sei que atravessamos tempos complicados. Mas ainda assim somos nós que temos de lutar pela nossa cultura, pela nossa tradição. Espero que seja mais uma temporada com muitos aficionados nas praças e que se veja ainda mais juventude nas bancadas, pois é da juventude que se precisa para que a festa continue.

G.A – Muito obrigado pelo tempo disponibilizado e que a próxima temporada lhe corra pelo melhor.

Comentários